Agora, com as Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos, pode finalmente descobrir e experienciar a cultura tão singular deste arquipélago do Atlântico, sempre na perspetiva dos seus habitantes e da sua adaptação forçada a esta circunstância geográfica tão particular: afinal, a natureza dos Açores é, antes de tudo, as pessoas.

ROUTE

WHALING

A necessidade e a oportunidade empurraram o homem açoriano para a perseguição dos cachalotes desde a segunda metade do século XIX até aos anos 80 do século XX.

Numa Rota presente em todas as ilhas do Arquipélago, desvendamos as ferramentas de trabalho, os botes, as fábricas, as oficinas, as rampas, os traióis e as vigias, que continuam, ainda hoje, a marcar a paisagem açoriana.

Sobretudo, conhecemos os testemunhos desta aventura marítima: os medos, os pensamentos, os desastres e a adrenalina desta relação necessária “homem – oceano – animal”.

ROUTE

VOLCANOS

Sem eles não havia Açores. Sem eles não havia cultura açoriana. Para além da compreensão do fenómeno geológico em si, a Rota dos Vulcões, transversal a todas as ilhas, contextualiza a relação íntima dos açorianos com a natureza, ao longo de séculos, e ilustra todos os constrangimentos desta coabitação até aos dias de hoje.

ROUTE

WINE

Assente na particularidade dos solos vulcânicos dos Açores, a cultura da vinha desenvolveu-se no Arquipélago desde o início do povoamento das ilhas. A necessidade de subsistência, o engenho e a capacidade do homem açoriano para integrar-se na paisagem herdada e dela tirar rendimento originaram uma prática cultural que hoje se encontra em franco crescimento e que foi celebrada, em 2004, com o título de Paisagem Cultural da Humanidade, pela UNESCO, nos extensos campos de lava da ilha do Pico.

A Rota das Vinhas é a oportunidade de experienciar a história desta cultura com cerca de 5 séculos em solares e casas agrícolas, adegas, cooperativas, portinhos, rola-pipas, currais, rilheiras, poços, festividades e práticas familiares, bem como saborear a sua modernidade sofisticada com os produtores de vinho das 3 ilhas com selo de Denominação de Origem (Pico, Graciosa e Biscoitos, na Terceira) e dos novíssimos territórios de produção (São Miguel, Faial e Santa Maria).

ROUTE

MARITIME EXPLORATION

Na Rota da Exploração Marítima, o mar é o elemento central que molda a paisagem, a cultura e as vivências açorianas. O visitante, em todas as ilhas, descobre fortalezas, histórias de corsários, piratas e naufrágios, conhecendo o mar como meio de comunicação e circulação.

Esta Rota oferece uma experiência imersiva que une natureza, história e tradições, convidando à descoberta do legado marítimo dos Açores.

ROUTE

INDUSTRIAL TOURISM

A Rota do Turismo Industrial oferece experiências únicas em todas as ilhas, permitindo um contacto direto com locais de Indústria Viva e de Património Industrial.

Os visitantes descobrem os produtos, os processos e o impacto das histórias nas comunidades locais, explorando a origem de vários objetos do quotidiano e participando no processo produtivo, aprendendo com os mestres que preservam as tradições e o saber-fazer açoriano.

Download

FLYER

“After all, the nature of the Azores is, above all, its people.”

Scroll to Top