Closer to the Mediterranean climate, drier and with a diversified and rich agriculture, Graciosa was naturally not left out from the wine production history of the archipelago. The people from this island knew very well how to overcome difficulties of survival in insular territory, launching themselves as pioneers in the production of brandy and angelica, products derived from the once abundant wine production. This business led to the construction of multiple wineries and marked a new economic cycle for the island.
Começamos por visitar o Museu da Graciosa, em Santa Cruz da Graciosa, espaço museológico que recria aspetos históricos, da etnografia das manifestações culturais da ilha, particularmente aquelas mais ligadas à vida quotidiana do povo tão particular. No seu interior, como ponto de partida para a compreensão da importância da cultura vitivinícola na região, visitamos uma pequena adega com os seus utensílios e os vários equipamentos, do lagar às prensas.
Prosseguimos com um pequeno percurso pela Paisagem Vitivinícola do Bom Jesus e da Achada, uma paisagem marcada pelos inúmeros currais de pedra basáltica que protegem as vinhas do rossio do mar. Ano após ano, tem sido devolvida a esta paisagem a beleza de outrora, com os diversos incentivos e projetos que visam recuperar os currais, replantar vinhas e reescrever a história da produção de vinho na ilha Graciosa. Esta é uma das zonas que melhores condições reúne para a exploração vinícola, sendo notável a quantidade de ruínas de antigas adegas que deixam memória da importância desta produção no passado.
Sugerimos terminar o dia com uma visita à Adega de Carlos Picanço, produtor que se dedicou à recuperação de uma antiga adega bem no centro desta paisagem imperdível, e que atualmente produz o seu vinho neste espaço, onde o tempo parece ter “congelado”. Aqui, ficaremos a conhecer as várias etapas do trabalho agrícola associado à produção de vinho e somos convidados a degustar estes néctares cheios de história, num espaço aprazível com uma vista incrível para as vinhas da Graciosa.