Começamos por visitar o Museu do Tabaco da Maia – o único museu de arqueologia industrial (estudo e preservação de edificações e materiais relacionados com indústrias) em São Miguel e o único ligado à temática do tabaco na Europa –, que desenvolveu uma comunidade e identidade muito fortes na Ribeira Grande, essenciais para conhecer e compreender o território. Nele, para além de podermos observar os aspetos técnicos da cultura do tabaco – desde a sementeira até ao produto final (cigarros, rapé) –, também podemos visitar o Welcome Center, um centro interpretativo da zona oriental do concelho da Ribeira Grande, que engloba 6 freguesias (Porto Formoso, S. Brás, Maia, Lomba da Maia, Fenais D´Ajuda e Lomba de São Pedro).
De seguida, dirigimo-nos às plantações e fábrica de chá Gorreana, a mais antiga plantação de chá da Europa, onde este é cultivado desde 1883, mantendo as tradições originais do oriente e as qualidades ancestrais há já 5 gerações familiares. Teremos a oportunidade de caminhar livremente pelos seus campos, para além de observar todas as etapas da sua produção, desde a colheita até ao seu empacotamento, na fábrica. Em alternativa, podemos visitar a Fábrica de Chá do Porto Formoso.
Depois do almoço, visitamos a Fábrica de Licores Eduardo Ferreira & Filhos Lda., detentora de diversas marcas galardoadas, como: Ezequiel, Mulher de Capote, Antília Rum, Goshawk Azores Gin, e Queen of the Islands. Visitaremos as suas instalações fabris, terminando com uma degustação de licores.