Although whaling was practiced throughout all the islands of the Azores, Pico quickly became the main center of the azorean whaling complex. This itinerary unravels this narrative to you.
Começamos no Museu dos Baleeiros, originalmente espaço de pertença de três armações de baleação e que hoje preserva a memória daqueles tempos. Ao visitar este espaço museológico, o visitante poderá aprender mais sobre a faina baleeira nos Açores, contactando com objetos variados que contam a história dos baleeiros e de todos aqueles que participaram nesta aventura.
Seguimos para o Centro de Artes e de Ciências do Mar, antiga fábrica da baleia SIBIL, construída com mecanismos inovadores para facilitar o processamento dos cachalotes.
Depois passamos pelo cais das Lajes do Pico. Ao regressarem do mar, os baleeiros processavam o cachalote na rampa e na plataforma de desmancho situada neste cais, fazendo uso também dos traóis.
Terminamos o dia na Vigia da Queimada, “vigiando” o mar à procura de cachalotes como sucedia na época áurea da baleação nos Açores.