A engenharia-indústria na Graciosa

Santa Cruz da Graciosa e São Mateus

INDUSTRIAL TOURISM ROUTE

HOME
/
Routes
/
INDUSTRIAL TOURISM ROUTE

Graciosa

Santa Cruz da Graciosa e São Mateus

Duration

1 day

Distance

7 km

Difficulty

Easy

ITINERARY

RTI01GRA

Começamos por visitar o Museu da Graciosa, como ponto de partida para a descoberta da Ilha e do seu património industrial, cultural e natural, nomeadamente a indústria da telha, muito relevante no final do século XIX.

Partimos depois para o Reservatório de Água do Atalho, para tomar contacto com o património arquitetónico ligado ao abastecimento de água da Ilha. Ao contrário das outras ilhas dos Açores, a configuração da Graciosa fez com que esta fosse carente de água. Isto levou à necessidade do desenvolvimento de sistemas de captação e armazenamento desse bem precioso, sendo o Reservatório do Atalho um excelente exemplo desses sistemas.

Hoje, a Graciosa encontra-se no centro da transição energética que está a ser feita nos Açores. Assim, desde a Arquitetura da Água à utilização de energias renováveis para a transição energética, é no próximo ponto de visita que, por via desta ligação engenharia – indústria, conhecemos os graciosenses como os engenheiros dos recursos naturais: da escassez ao pioneirismo.

Visitamos, então, a Graciólica, empresa privada que produz eletricidade de origem renovável – tanto eólica como fotovoltaica –, realizando o seu armazenamento em baterias de lítio, o que lhe permite a regulação e a gestão da rede, para além de uma maior entrada de energias renováveis na Ilha. Aí, somos acompanhados durante a nossa visita, tendo a oportunidade de aprender sobre as renováveis na Graciosa e o funcionamento do sistema híbrido de produção de energia desta empresa.

Partimos depois para o Passeio Marítimo Manuel Barcelos Bettencourt – o principal polo industrial da Ilha do século XIX encontrava-se precisamente à saída do atual Porto Comercial da Praia. Num breve percurso pedonal, podemos avistar as ruínas de antigos fornos de telha e seus anexos, mas também moinhos e fornos de cal, para além do edifício onde funcionou uma fábrica conserveira nos anos 60 do século XX. A importância desta área deve-se ao facto de ser a zona industrial mais antiga da Ilha, tendo o fabrico da telha sido relevante ao ponto de ela ser exportada para as outras ilhas. Curiosamente, o Porto Comercial da Praia foi construído nesta antiga zona industrial.

O próximo ponto de visita: é a fábrica das Queijadas da Graciosa®. Visitamos as suas instalações para conhecer esta empresa de pastelaria que se centra na doçaria tradicional típica da Ilha, aproveitando para provar o seu ex-líbris, as Queijadas da Graciosa®.

Availability

Tuesday to Friday, by appointment

Format

Guided

Age

All ages

Recommended means of transportation

Carro e a pé

CERTIFIED AGENTS

No agents available

PHOTO GALLERY

Scroll to Top