Permanece desconhecida a data em que terá sido introduzida a primeira videira na ilha da Terceira, conhecida pelo Vinho Verdelho dos Biscoitos. . Os terrenos vulcânicos, zonas conhecidas por biscoitos, lagedos ou lajidos, foram aproveitados como áreas para a plantação da vinha, uma vez que eram imprórios para a cultura de cereais. A produção terceirense, tal como aconteceu nas restantes ilhas, acabou por sofrer com a proliferação de diferentes doenças e pragas, tendo o verdelho dos Biscoitos sido praticamente desaparecido.
Depois de 20 anos de abandono, Francisco Maria Brum foi a figura responsável pela reabilitação desta produção na Ilha: empenhou-se na recuperação dos currais, adquiriu vinhas abandonadas e iniciou os primeiros ensaios nas Fontinhas e nos Biscoitos.
O primeiro ponto de partida deste itinerário é o Museu do Vinho, criado em 1990, aquando do centenário da Casa Agrícola Brum, o que permitirá ao visitante compreender a história da vinha e do vinho na Terceira, desde a sua produção ao seu engarrafamento, assim como a tradição de uma família que, há cinco gerações, se dedica à produção vinícola. Aqui, poderá deliciar-se com os vinhos desta centenária casa produtora de vinho.
Seguimos para um pequeno passeio pela área vitivinícola dos Biscoitos, para contemplar esta exuberante paisagem, construída pela força e determinação dos antepassados açorianos, e que se distingue pelo seu elevado valor estético e cultural.
To finish off, we suggest tasting wines produced in the unique landscape of Biscoitos, choosing one of the following options:
• Uma visita à Adega Cooperativa dos Biscoitos, local onde grande parte das uvas dos pequenos produtores locais são transformadas em vinho. Esta visita poderá incluir um pequeno passeio pedestre pelas vinhas que marcam a paisagem envolvente e uma prova de vinhos produzidos nesta que é uma das áreas vitivinícolas mais marcantes dos Açores.
• Uma visita à Dimas Adega, do produtor Dimas Pires, que iniciou a sua atividade há cerca de 20 anos e que se dedica ao cultivo da vinha e à produção e distribuição de vinhos, onde poderão degustar os seus vinhos tintos ou brancos e conhecer as suas vinhas, que são de perder de vista.
• Uma visita às Casas do Morgadio, um alojamento local muito peculiar, que alia a história de várias gerações dedicadas à produção vitivinícola com a sofisticação dos seus alojamentos, pensados para bem receber quem os visita. A 1,3 km da zona balnear dos Biscoitos, o alojamento Casas do Morgadio proporciona-nos uma visita aos vários espaços da propriedade: as vinhas, os espaços agrícolas, a destilaria e, claro, a sala preparada para o convívio, assim como para a degustação de vinhos e produtos regionais!
• Uma visita à Materramenta, um projeto que assenta em bases familiares, conjugando o amor pelo vinho, pelas terras e pelas gentes da região dos Biscoitos. Aqui existem várias experiências à escolha, entre elas ficar a conhecer a cultura e a história da vinha dos Biscoitos, fazer uma breve viagem pelas três regiões demarcadas dos Açores, visitar a adega e o laboratório ou provar os maravilhosos vinhos açorianos.
Sugerimos, ainda, que procure o Sr. José Pereira “dos Cestos”, um dos poucos artesãos que se dedicam a manter vivo o ofício da cestaria, outrora tão marcante nesta freguesia, dada a sua ligação à produção de cestos para as vindimas.