Começamos pela descoberta da história e da cultura do vinho do Pico com uma visita ao Museu do Vinho, na Madalena. Instalado numa antiga propriedade vitivinícola, a casa conventual ali erigida deu lugar a um espaço museológico imperdível, com um importante espólio exposto nas suas antigas infraestruturas, como o armazém, o alambique e o lagar. A magnífica vista deste local permite-nos vislumbrar um pouco daquilo que nos espera na peculiar Paisagem Vitivinícola da Criação Velha.
Seguimos para um passeio pedestre pela zona do Lajido da Criação Velha, zona classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, um dos locais onde é possível apreciar a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, marcada por uma extensa malha de muros de pedra formando currais, também conhecidos por curraletas, que protegem as vinhas plantadas do rocio do mar, cenário de fundo desta paisagem inesquecível.
Fazemos uma paragem no icónico Moinho do Frade, antigo moinho de vento, um local imperdível para a contemplação do que foi este trabalho glorioso dos nossos antepassados.
Up next, we suggest choosing between the following options:
• Uma visita à Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines, fundada em finais do ano de 1949, com um passeio pelos recuperados currais de pedra, na zona dos Lajidos da Criação Velha e de Santa Luzia, e uma prova de vinhos e produtos regionais nas instalações da mesma, a fim de compreender os vários processos vitivinícolas numa das zonas “nobres” da história do vinho do Pico.
• Uma visita, com prova de vinhos, à Adega Pico Wine Tours, bem no coração da Criação Velha, num lugar privilegiado onde a natureza fala por si: o mar ali tão perto, a Montanha do Pico no horizonte e uma pequena casa de traça antiga, marcando o início de um manto de currais a perder de vista. Uma experiência familiar e acolhedora, à conversa com o proprietário e produtor José Costa que tudo aprendeu com os mais antigos sobre a arte de manter as vinhas e produzir um vinho único.
• Uma visita, com prova de vinhos, à Adega do Vulcão para conhecer a história que levou os proprietários italianos a decidirem fixar-se entre o Faial e o Pico e a contribuir para a salvaguarda das tradições vitivinícolas dos Açores, reconstruindo antigos currais e construindo uma pequena adega em São Mateus. O convite que fazem é de que o visitante usufrua em pleno de uma degustação dos seus vinhos singulares e produtos da região, com uma vista incrível sobre as vinhas e com o mar no horizonte. Uma experiência inesquecível.