Começamos o nosso percurso nas Velas, na Casa-Museu Cunha da Silveira, onde os vários elementos expostos abrangem as principais atividades desenvolvidas pela população jorgense ao longo dos séculos, tais como a tecelagem, a pesca, a agricultura e outros ofícios.
Seguimos para uma visita às instalações da fábrica da Uniqueijo, seguida de uma prova de 3 queijos de São Jorge de curas diferentes.
Depois, partimos para o Museu Francisco de Lacerda, edificado nas ruínas da antiga Fábrica de Conservas de Marie d’Anjou, na encosta do Porto da Calheta. Aí, teremos a oportunidade de conhecer a suas coleções assentes em temáticas da ilha de São Jorge, de música (erudita, popular, de Francisco de Lacerda e das bandas filarmónicas) e da indústria conserveira, entre outras.
Avançamos seguidamente para o ponto de encontro na Cooperativa Agrícola de Lacticínios dos Lourais, onde nos encontraremos com Emanuel Fontes, que nos guiará até ao último local do nosso percurso – a Exploração Agrícola de Emanuel Fontes –, para uma experiência única de participação na ordenha.