Santa Maria
São Lourenço
Duração
Meio dia (3 horas)
Distância total
Não se aplica
Dificuldade
Fácil
ITINERÁRIO
RVI01SMAEm Santa Maria, a viticultura é ainda mais improvável do que nos Biscoitos da ilha Terceira ou nos lajidos do Pico. Restaram poucas opções senão plantar a vinha nas encostas, em socalcos que se desdobram arriba acima, num verdadeiro espetáculo da natureza, a céu aberto e com vista para o mar.
Na Baía de São Lourenço, virando costas ao mar, os olhos perdem-se no verde dos socalcos abandonados e outros já recuperados, num trabalho inacessível às máquinas e fruto da força daqueles que se dedicam a manter vivo este legado. Em São Lourenço, sugerimos que procure o Sr. António da Margarida, antigo construtor de curraletas que manifesta a sua vontade de partilhar, com aqueles que o procuram, os segredos e as etapas deste trabalho árduo de recolocar pedra sobre pedra.
A melhor forma de celebrar este feito inacreditável dos nossos antepassados é, sem dúvida, deixar-se apaixonar pelo vinho que aqui é produzido, pelos mais de 300 pequenos produtores, que nas suas pequenas parcelas de vinha, mantêm viva esta tradição secular.
Depois de um pequeno passeio pedestre para apreciar esta paisagem vinhateira imperdível, sugerimos uma experiência na vinha e prova com o Produtor Maurício Travassos, que trabalha as terras que eram do seu avô, em São Lourenço, e do pai, em Relva D’Além. Há mais de 10 anos que se dedica a tratar das suas parcelas de vinha que fazem parte da família há gerações. Produzindo apenas para consumo próprio, para degustar com a família e amigos, Maurício Travassos mantém as portas abertas a quem queira saber um pouco mais sobre a história vitivinícola da sua ilha, provar o vinho que produz por teimosia e a quem queira “arregaçar as mangas” e desafiar-se nos vários trabalhos agrícolas: em janeiro a monda, em março a poda e em setembro a vindima.
Recursos
A NÃO PERDER:Não deixe de visitar:
• Museu de Santa Maria, em Santo Espírito