Pico

Madalena, São João, Lajes do Pico

Pico

Madalena, São João, Lajes do Pico

Duração

Meio dia (4 horas)

Distância total

51 km

Dificuldade

Médio

ITINERÁRIO

RVUO2PIC

Uma visita ao Pico é uma experiência única, a céu aberto, de relação com a vulcanologia do arquipélago açoriano. Conhecida por integrar o ponto mais alto de Portugal (2350m), esta ilha encerra em si um conjunto de geossítios dignos de visita.

O itinerário que aqui se propõe começa com a visita à Gruta das Torres, o maior tubo lávico conhecido em Portugal, com 5150 m de comprimento total. Esta cavidade foi formada por escoadas lávicas de erupção vulcânica com origem no Cabeço Bravo, no complexo vulcânico da Montanha. Classificado como Monumento Natural do Parque Natural do Pico, a visita ao interior da Gruta das Torres é uma experiência imperdível.

Prosseguimos para um passeio pela Reserva Florestal do Mistério de São João. Estes solos pobres e pedregosos resultaram da erupção iniciada a 2 de fevereiro de 1718, com intensa sismicidade, ruídos estridentes e emissão de 6 rios de lava a partir de uma abertura localizada entre Terra do Pão e Companhia de Cima. Esta erupção terá sido responsável pela destruição de muitas habitações e, até, da igreja local. A designação de “mistério” provém precisamente da denominação que os habitantes atribuíam a estes fenómenos vulcanológicos, muitas vezes devastadores e incompreensíveis pela população comum. Atualmente, a mata de recreio possui uma vasta gama de equipamentos recreativos e aqui podemos visitar o Centro de Divulgação Florestal, dedicado ao tema do vulcanismo.

De seguida, visitamos o Miradouro de Arrife, local a partir do qual o visitante poderá apreciar uma vista incrível sobre a Fajã Lávica das Ribeiras, localizada na costa sul da ilha do Pico. Esta fajã foi formada sobretudo por escoadas lávicas, emitidas há cerca de 3.500 anos, as quais fizeram crescer a ilha e formaram uma arriba fóssil.

Por último, terminamos no Miradouro das Lajes do Pico, com uma excelente perspetiva da Fajã Lávica das Lajes do Pico e da vila com o mesmo nome. Deste local, podem ainda ser observados um conjunto de geossítios com grande interesse para a compreensão da evolução vulcanológica da ilha: Montanha do Pico, as Erupções Históricas de 1718 e 1720, o Vulcão do Topo e o “Castelete” e a chaminé de um antigo cone de escórias, hoje muito erodido e desgastado pela ação do mar.

Disponibilidade

Terça-feira a sábado, com marcação prévia

Formato

Guided

Idade

Todas as idades

Forma de locomoção recomendada

trekking

VERSÃO PDF

Print Friendly, PDF & Email

Adicione

1 dia

Fique mais 1 dia para:

• Subida à Montanha do Pico

AGENTES CERTIFICADOS

HOMINIS NATURA

Site: http://www.hominisnatura.com 
Email: [email protected]
Telefone: 0032479738166 – 00351913469731

Uma visita ao Pico é uma experiência única, a céu aberto, de relação com a vulcanologia do arquipélago açoriano. Conhecida por integrar o ponto mais alto de Portugal (2350m), esta ilha encerra em si um conjunto de geossítios dignos de visita.

O itinerário começa com na Miradouro das Lajes do Pico, com uma excelente perspetiva da Fajã Lávica das Lajes do Pico, e da vila com o mesmo nome. Deste local, podem ainda ser observados um conjunto de geossítios com grande interesse para a compreensão da evolução vulcanológica da ilha: Montanha do Pico, as Erupções Históricas de 1718 e 1720, o Vulcão do Topo e o “Castelete”, a chaminé de um antigo cone de escórias, hoje muito erodido e desgastado pela ação do mar.

De seguida, visitamos o Miradouro de Arrife, local a partir do qual o visitante poderá apreciar de uma vista incrível sobre a Fajã Lávica das Ribeiras, localizada na costa sul da ilha do Pico. Esta fajã foi formada sobretudo por escoadas lávicas, emitidas há cerca de 3.500 anos, as quais fizeram crescer a ilha e formaram uma arriba fóssil.

Prosseguimos para um passeio pela Reserva Florestal do Mistério de São João. Estes solos pobres e pedregosos, resultaram da erupção iniciada a 2 de fevereiro de 1718, com intensa sismicidade, ruídos estridentes e emissão de 6 rios de lava a partir de uma abertura localizada entre Terra do Pão e Companhia de Cima. Esta erupção terá sido responsável pela destruição de muitas habitações e, até, da igreja local. A designação de “mistério” provém precisamente da denominação que os habitantes atribuíam a estes fenómenos vulcanológicos, muitas vezes devastadores e incompreensíveis pela população comum. Atualmente, a mata de recreio possui uma vasta gama de equipamentos recreativos e aqui podemos visitar o Centro de Divulgação Florestal, dedicado ao tema do vulcanismo.

Por último, terminamos com a visita à Gruta das Torres, o maior tubo lávico conhecido em Portugal, com 5150 m de comprimento total. Esta cavidade foi formada por escoadas lávicas de erupção vulcânica com origem no Cabeço Bravo, no complexo vulcânico da Montanha. Classificado como Monumento Natural do Parque Natural do Pico, a visita ao interior da Gruta das Torres é uma experiência imperdível.

Ler mais

Programa em regime: Partilhado
Tipo de Programa:
 Guided
Duração: meio dia
Ponto de Partida: Lajes harbor
Idiomas falados: Inglês, Português, Hollandaise
Capacidade mínima: 2
Capacidade máxima: 8
Idades recomendadas: Todos as idades
Recomendado para famílias: Kids friendly
Serviços incluídos e serviços adicionais: Entrada nos locais, transporte, seguro, acompanhamento por guia, almoço
Acessibilidades: Não acessível
Recomendações ao cliente: o cliente precisa de levar água, protetor solar
Allotments: Terça a sábado
Antecedência mínima de reserva:
48 horas
Meios de pagamento: Dinheiro, transferência bancária, MBWay
Época: Todo o ano
Preço (IVA incluído): 65,00€ / pax
Política de desconto: Desconto para grupos acima de 6 de participantes
Política de cancelamento: Há reembolso ou re-agendamento do programa

Mais detalhes

GALERIA DE FOTOS

TESTEMUNHO

Deixe a sua opinião e ajude-nos a melhorar

Siga-nos

nas redes sociais
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500      [email protected]

footerLogos
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500
   [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

X
Skip to content