As origens da baleação

Santa Cruz das Flores e Lajes das Flores

Rota da Baleação

Flores

Santa Cruz das Flores e Lajes das Flores

Duração

Dia inteiro (8 horas)

Distância total

21 km

Dificuldade

Fácil

ITINERÁRIO

RBA01FLO

A ilha das Flores, pela sua posição geográfica, era a primeira a surgir no horizonte dos navios vindos da costa da Nova Inglaterra, tendo servido como base para reabastecimento de mantimentos, entre os finais do século XVIII e os inícios do século XIX. O contacto com as embarcações e tripulações americanas impulsionou a baleação costeira nos Açores, mais precisamente a partir das Flores, tendo sido fundadas, nos anos 50 do século XIX, as primeiras sociedades baleeiras locais.

Duas zonas com especial relevância para a compreensão da indústria baleeira na ilha das Flores, exigem uma visita obrigatória: Santa Cruz das Flores e Lajes das Flores.

Damos início ao nosso itinerário com a visita ao Complexo Baleeiro de Santa Cruz das Flores, com a entrada no Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão, espaço museológico que permite a contextualização das várias etapas da caça à baleia e das diferentes fases de transformação dos cetáceos: das caldeiras a vapor para extração do óleo, à maquinaria para a produção de farinhas. Construída entre 1941 e 1944, esta fábrica viria a ser adaptada a museu, em 2015.

Descemos até ao porto, onde encontramos vários patamares – o ancoradouro, o cais propriamente dito, um balcão de pedra e um depósito de óleo, parte de um conjunto total de 6, atualmente desaparecidos.

Podemos ver outros dos elementos distintivos deste porto: a Rampa de Varagem/Alagem, por onde eram puxados os cachalotes capturados pelas armações baleeiras das Flores, e varados os botes baleeiros que ficavam resguardados na casa dos botes, localizada no cimo da rampa.

Seguimos até à Vigia da Fazenda das Lajes, cuja localização na costa este da ilha das Flores permitia ao vigia dar apoio aos baleeiros estacionados nas Lajes das Flores, mantendo-os a par da movimentação dos cetáceos.

Logo após o almoço, partimos em direção às Lajes das Flores para visitar o Museu Baleeiro de Lajes das Flores. Este pequeno núcleo expositivo, que alberga um conjunto de palamenta relacionado com a indústria baleeira, foi, a partir de 1943, um dos principais pontos de derretimento do óleo da baleia, antes da introdução dos processos mecânicos. No seu interior, encontra-se um traiol com dois caldeiros a fogo direto.

Terminamos o dia junto à Casa dos Botes, construída nos anos 50 do século XX, para a manutenção das embarcações baleeiras. Com alguma sorte, podemos assistir a um dos treinos de remo do Clube Naval das Lajes das Flores, que utiliza o armazém para guardar os botes que ainda vão ao mar.

Disponibilidade

Terça a sexta-feira, com marcação prévia

Formato

Guided, self-guided ou self-guided com apoio

Idade

Todas as idades

Forma de locomoção recomendada

VERSÃO PDF

Print Friendly, PDF & Email

AGENTES CERTIFICADOS

Experience OC

Site: https://www.experienceoc.pt Email: [email protected] Telefone: +351 913 576 465

Começamos a nossa jornada na Fábrica da Baleia do Boqueirão, e aproveitamos que estamos neste local tão especial e visitamos a rampa de varar e o depósito de óleo. Este é um sem dúvida um dos locais nos Açores onde conseguimos perceber todo o processo de “desmanche” da baleia. Depois de absorver tanta e tão boa informação, vamos para o terreno e começamos por seguir até a um dos miradouros mais interessantes de Santa Cruz, o do Monte das Cruzes. Daqui podemos vislumbrar a Fábrica de longe e perceber o que os vigias viam dos seus postos de trabalho. Daqui seguimos para a Fazenda das Lajes, para conhecer mais um dos postos de vigia. Antes disso passamos pela freguesia da Lomba, e se a Sra. Rosa tiver a pastelaria aberta, provamos uma queijada de sua autoria, a Florentina. Depois de um almoço em restaurante local (não incluído), seguimos para conhecer Casa das Caldeiros das Lajes, e assim ver o maior caldeirão dos Açores, usado para “derreter” a gordura da baleia. Terminamos o nosso passeio na Casa dos Botes das Lajes e ainda temos oportunidade de visitar a Igreja local e conhecer um pouco da sua historia, também ela ligada ao mar.

Ler mais

Programa em regime: Privado
Tipo de Programa:
 Guided
Forma de locomoção: De carro e a pé
Duração: 7h00
Ponto de Partida: Museu Fábrica da Baleia do Boqueirão
Idiomas falados: Português e Inglês 
Capacidade mínima: 2
Capacidade máxima: 8
Idades recomendadas: Todas as idades
Recomendações ao cliente: Roupa e sapatos confortáveis, chapéu de sol, corta vento e garrafa de água.
Serviços incluídos e serviços adicionais: Entradas nos locais, Seguro de Acidentes Pessoais e acompanhamento por guia da Experience OC.
Acessibilidades: Não acessível
Antecedência mínima de reserva:
48 horas
Allotments: Disponível todos os dias das 09h30 às 16h30
Meios de pagamento: Dinheiro, Cartão de Crédito e MB WAY
Época: Todo o ano
Preço (IVA incluído): 60,00€ / pax
Política de desconto: 10% de desconto a partir de 4 participantes
Política de cancelamento: Se os clientes desistirem ao algum dos seus acompanhantes desistirem do programa:
– até 2 dias antes da realização do programa a cobrança será de 100%
– até 6 dias antes da realização do programa a cobrança será de 50%
– até 7 dias antes da realização do programa não existira qualquer penalização

Mais detalhes

GALERIA DE FOTOS

TESTEMUNHO

Deixe a sua opinião e ajude-nos a melhorar

Siga-nos

nas redes sociais
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500      [email protected]

footerLogos
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500
   [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

X
Skip to content