A faina baleeira em São Miguel

Capelas

São Miguel

Capelas

Duração

Meio dia (4 horas)

Distância total

3,3 km

Dificuldade

Médio

ITINERÁRIO

RBA01SMI

Em São Miguel, foi nas Capelas que a indústria baleeira micaelense teve maior expressão, como comprova um conjunto de locais de visita obrigatória.


Presume-se que a atividade baleeira na ilha de São Miguel tenha começado em meados da década de oitenta do século XIX, precisamente neste local, designado de “Calhau Miúdo”. Começamos este percurso pedestre, com uma primeira paragem no conjunto de 18 Pias, onde outrora as mulheres lavavam a roupa, de olhos postos nos rapazes e homens que, um pouco mais abaixo, arreavam baleias e as desmanchavam para as transformar em óleo, sustento precioso para muitas famílias.


Prosseguimos, com vista para o ancoradouro natural do Calhau Miúdo, até ao que resta do Trayol do Sr. Câmara. Aqui terá funcionado a primeira fábrica da baleia de São Miguel, pertença da Companhia “Velha” do Sr. Câmara, nome pelo qual é conhecido este traiol, onde se procedia à queima das baleias e ao armazenamento do óleo produzido.


Descemos até ao Porto das Capelas para ver a antiga Rampa de Varagem. Por ser uma rampa estreita, as embarcações de pesca local eram obrigadas a estacionar de forma a deixar o caminho aberto à rápida passagem dos botes baleeiros, que se lançariam ao mar em busca de baleias. No Porto das Capelas, pode ainda ser vista a antiga Casa dos Botes, local onde eram guardadas as embarcações e toda a palamenta associada sobretudo à atividade piscatória.


Continuamos o percurso, passando pela Casa dos Baleeiros, ponto de encontro de armadores, mestres e baleeiros que de dedicavam à caça da baleia, mais tarde também conhecida como “casa do telefone”, por serem aqui recebidas, por via telegráfica, as mensagens de “baleia à vista” provenientes das diversas vigias a norte da ilha. Seguimos até ao Monumento de Homenagem ao Baleeiro das Capelas, erigido em frente à Igreja Matriz – como consagração a Nossa Senhora de Lurdes, protetora e padroeira dos baleeiros dos Açores, em honra da qual, anualmente, a população organiza um cortejo processional pelas ruas desta Vila. O monumento fica junto à Junta de Freguesia de Capelas, local onde o visitante poderá ver uma pequena exposição de fotografias e alguns objetos alusivos à história da faina baleeira em São Miguel.

O percurso pedestre termina com a visita à Vigia do Morro das Capelas, construída num local privilegiado para a observação de baleias na costa Norte da ilha, tarefa fundamental para o sucesso de toda a atividade.

Disponibilidade

Todos os dias

Formato

Guided, self-guided ou self-guided com apoio

Idade

Todas as idades

Forma de locomoção recomendada

VERSÃO PDF

Print Friendly, PDF & Email

Adicione

1/2 dia

Fique mais 1/2 dia para experimentar:

• Fábrica da Baleia dos Poços
• Vigia Yellowstone
• Bote Baleeiro no Centro Comercial Parque Atlântico
• Saída para Whale Watching

GALERIA DE FOTOS

TESTEMUNHO

Deixe a sua opinião e ajude-nos a melhorar

Siga-nos

nas redes sociais
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500      [email protected]

footerLogos
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500
   [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

X
Skip to content