A faina baleeira em Santa Maria
Santo Espírito e Ponta do CasteloSanta Maria
Santo Espírito e Ponta do Castelo
Duração
Meio dia (3 horas)
Distância total
7 km
Dificuldade
Difícil
ITINERÁRIO
RBA01SMACompreender a importância da indústria baleeira da Ilha de Santa Maria, exige uma visita ao principal polo desta indústria que se estabeleceu na Ponta do Castelo, ancoradouro na parte sudeste da ilha, onde os cachalotes passavam em abundância.
O Museu de Santa Maria é um ponto de visita incontornável para quem queira fazer uma “viagem ao passado” e experienciar como seria viver numa casa tradicional, na medida em que este espaço preserva ainda grande parte da sua traça típica. No seu interior, por entre núcleos e objetos diversos, o visitante é contextualizado sobre os vários ofícios, hábitos de vida e atividades económicas da região.
De seguida visitamos a Estação Baleeira da Ponta do Castelo, o complexo baleeiro mais isolado dos Açores, cujo acesso é feito por um trilho pedestre ao longo da falésia. Descemos até ao porto e neste lugar “mágico”, ainda que marcado pela passagem do tempo, imaginamos a azáfama vivida noutros tempos ao encontrar inúmeros vestígios de infraestruturas que comprovam a importância deste complexo baleeiro outrora: os dormitórios do Castelo, a antiga casa dos botes, a nova casa dos botes e armazém/escritórios, a rampa de alagem, a plataforma de desmancho e a antiga casa de caldeiros.