Terceira
Alagoa, Biscoitos, Pico Matias Simão, Algar do Carvão e Furnas do EnxofreTerceira
Alagoa, Biscoitos, Pico Matias Simão, Algar do Carvão e Furnas do Enxofre
Duração
Dia inteiro (8 horas)
Distância total
38 km
Dificuldade
Fácil
ITINERÁRIO
RVU01TERA Terceira, a terceira maior ilha do arquipélago, é reconhecida pela sua riqueza patrimonial e cultural, constituindo igualmente, um importante papel no panorama do geoturismo nacional e internacional, ao reunir um conjunto de estruturas vulcanológicas e geossítios muito particulares.
O percurso começa no Miradouro da Fajã da Alagoa, na costa norte da ilha Terceira, para observação atenta das suas arribas: o Biscoito das Calmeiras, uma espessa escoada emitida da caldeira do Pico Alto, que descendo as encostas deste vulcão, avançou mar dentro, e a fantástica disjunção colunar nas arribas a poente deste geossítio.
Seguimos até às piscinas naturais dos Biscoitos, um local de recreio imperdível, e um dos ex-líbris da Terceira. Estas piscinas naturais são um conjunto de formações geológicas, formadas pelas escoadas lávicas que, ao entrarem em contacto com a água do mar, deram origem às depressões e formações rochosas que, com o decorrer do tempo, originaram esta incrível zona balnear, aberta ao público em 1969. Se o tempo estiver agradável, não perca a oportunidade de dar um mergulho nestas águas límpidas.
No caminho até à Lagoa das Patas, fazemos uma paragem no Pico Matias Simão, resquícios de um cone de salpicos de lava, localizado a poente dos Biscoitos, que oferece uma extraordinária vista sobre o mar, outrora ponto de observação de grande importância na vigia da baleia.
Chegados à Reserva Florestal de Recreio da Lagoa das Patas, sugerimos um piquenique em comunhão com a natureza envolvente, num dos espaços de lazer mais aprazíveis da ilha.
Depois do almoço, seguimos até ao Algar do Carvão, classificado como Monumento Natural Regional, resultou de um extraordinário fenómeno vulcânico. Encontra-se visitável, e, ao longo do trajeto, o visitante poderá compreender a trajetória seguida pelo rio de lava expelido pelo vulcão, mas travado por uma espessa cama de pedra. No seu interior, destacamos a incrível lagoa subterrânea e o conjunto de estalagmites e estalactites de vidro vulcânico.
Para os amantes de natureza, sugerimos o trilho pedestre circular PRC10TER, de dificuldade apropriada a todas as idades, que nos levará até às Furnas do Enxofre, o campo fumarólico mais importante da ilha Terceira. Neste geossítio, a temperatura do vapor de água chega a atingir os 95 a 98º C. Esta atividade hidrotermal, favorece o desenvolvimento de argilas e enxofre e permite uma experiência surpreendente a qualquer visitante que assista a este “espetáculo da atividade vulcânica, debaixo dos nossos pés”.
Recursos
a não perderNão deixe de visitar:
• Gruta do Natal