Graciosa
Praia, Pedras Brancas e CarapachoGraciosa
Praia, Pedras Brancas e Carapacho
Duração
Dia inteiro (8 horas)
Distância total
23 km
Dificuldade
Médio
ITINERÁRIO
RVU01GRAA Graciosa, a segunda mais pequena do arquipélago, é uma ilha cheia de recantos incríveis por descobrir, permitindo ao visitante usufruir de belíssimas paisagens e experienciar o seu encanto muito particular, sem pressas.
A nossa visita começa pela Caldeirinha de Pêro Botelho, com uma paragem no miradouro para desfrutar de diversas perspetivas desta cratera e contemplar a paisagem envolvente. É possível ainda realizar um pequeno percurso pedestre à volta desta caldeira.
Seguimos até à Baía da Folga, onde podemos observar um depósito piroclástico submarino, associado à atividade que caracterizou as fases mais primitivas de edificação do Vulcão da Caldeira, quando este emergiu do oceano.
Entre a Ponta da Arrochela e a praia de areia da Vila da Praia, podemos observar uma ponta saliente, relativamente à linha de costa adjacente, formada pelas espessas escoadas lávicas emitidas pelo Pico Timão. Na Arrochela, devido à sua posição estratégica, foi construído um farol, com o objetivo de defender este ancoradouro dos ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região.
Depois do almoço, visitamos dois dos ex-líbris da Graciosa, geograficamente muito próximos: a Furna do Abel e a Gruta da Maria Encantada. O primeiro, com cerca de 96,3m de comprimento, um dos maiores tubos de lava inventariados na ilha, é conhecido como Furna de Lavar, pois antigamente a população ia até ao seu interior para utilizar a fonte natural de água como lavadouro. A Gruta da Maria Encantada, com cerca de 56,5m de comprimento, situa-se na cumeada da Caldeira da Graciosa e foi curiosamente originada pelo transbordo da lava sobre o bordo desta cratera.
De seguida, visitamos o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, um espaço de visita obrigatória para quem deseja compreender melhor os processos vulcânicos que deram origem à Furna, à Caldeira e também à ilha Graciosa. Descemos até ao interior da Terra, para visitar a Furna do Enxofre, com um teto de abóbada perfeita, no interior da qual podemos ver uma lagoa de água fria e um campo fumarólico, exemplar significativo do vulcanismo secundário na Graciosa.
Terminamos o dia na Ponta do Carapacho, onde temos a possibilidade de escolher ou combinar um mergulho nas águas límpidas e frescas do mar com uma experiência termal ímpar, nas águas terapêuticas das Termas do Carapacho. Um final imperdível!
Recursos
a não perderNão deixe de visitar:
• Moinhos típicos (zona da Praia)
• Prove as famosas queijadas da Graciosa