Os botes baleeiros

Topo

Rota da Baleação

São Jorge

Topo

Duração

Meio dia (2 horas)

Distância total

1 km

Dificuldade

Fácil

ITINERÁRIO

RBA02SJO

A importância do porto da vila do Topo, como ponto estratégico para o estabelecimento das comunicações marítimas entre São Jorge, Terceira e Pico, veio a intensificar-se com a instalação da primeira armação baleeira são jorgense precisamente neste local.

A azáfama vivida outrora no porto da vila, dependia dos sinais de “baleia à vista” comunicados a partir da Vigia do Outeirão, local de vigilância que abrangia o mar até à costa sul da Terceira e a entrada sudoeste do canal São Jorge-Pico. Esta vigia era propriedade da armação de José Cristiano de Sousa, armador picaroto, que estacionava as suas embarcações no Topo. A nossa visita começa precisamente neste ponto, para apreciar a vista e esta pequena construção, agora restaurada pela Associação de Defesa do Património da Vila do Porto.

Seguimos até ao Cais do Topo, local de embarque e desembarque de passageiros e carga, mas também onde se efetuava o desmancho dos cachalotes. O toucinho era transportado para os caldeiros, que existiam no local, com a ajuda de um guindaste. Este cais, muito transformado pelo tempo e obras de requalificação é de paragem obrigatória para compreender a história da baleação são jorgense.

A Rampa de Varagem, íngreme e inclinada, desemboca numa plataforma contruída com pedra rolada. Existiam aqui diversas furnas para abrigo das embarcações, sendo que atualmente, apenas duas delas ainda existem e são utilizadas com o mesmo fim.

Embora permaneçam algumas dúvidas sobre a existência, à época, de uma Casa dos Botes no topo desta rampa, foi aqui construído um pequeno edifício à semelhança do que seriam as antigas Casas de Botes, edifícios onde eram guardadas as embarcações, e a palamenta utilizada na faina baleeira.

Neste porto, com uma vista deslumbrante sobre o mar, é ainda possível encontrar antigos baleeiros, que aqui se encontram nas muitas horas vagas, sempre prontos a recordar as incríveis histórias do tempo da baleação.

Disponibilidade

Todos os dias

Formato

Guided, self-guided ou self-guided com apoio

Idade

Todas as idades

Forma de locomoção recomendada

VERSÃO PDF

Print Friendly, PDF & Email

Recursos

A NÃO PERDER:

• Festa na Casa dos Botes sempre no terceiro fim-de-semana de julho

GALERIA DE FOTOS

TESTEMUNHO

Deixe a sua opinião e ajude-nos a melhorar

Siga-nos

nas redes sociais
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500      [email protected]

footerLogos
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500
   [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

X
Skip to content