Mais próxima do clima mediterrânico, mais seca e com uma agricultura diversificada e rica, a Graciosa não ficou, naturalmente, fora da história da produção vinícola do Arquipélago. Muito pelo contrário, as gentes desta ilha souberam ultrapassar as dificuldades de sobrevivência neste território insular lançando-se como pioneiras na produção de aguardente e de angelica, produtos derivados da produção abundante de outrora, negócio que levou à construção de múltiplas adegas e marcou um novo ciclo económico para a Ilha.
Começamos por visitar o Museu da Graciosa, em Santa Cruz da Graciosa, espaço museológico que recria aspetos históricos, etnográficos e das manifestações culturais na Ilha, particularmente aquelas mais ligadas à vida quotidiana do povo tão particular. No seu interior, como ponto de partida para a compreensão da importância da cultura vitivinícola na região, visitamos uma pequena adega com os seus utensílios e os vários equipamentos, do lagar às prensas.
Prosseguimos com um pequeno percurso pela paisagem vitivinícola do Bom Jesus e da Achada, marcada pelos inúmeros currais de pedra basáltica que protegem as vinhas do rocio do mar. Ano após ano, tem sido devolvida a esta paisagem a beleza de outrora, com os diversos incentivos e projetos que visam recuperar os currais, replantar vinhas e reescrever a história da produção de vinho na ilha Graciosa. Esta é uma das zonas que melhores condições reúnem para a exploração vinícola, sendo notável a quantidade de ruínas de antigas adegas que trazem a memória da importância desta produção no passado.
Terminamos o dia com uma visita à Adega de Carlos Picanço, produtor que se dedicou à recuperação de uma antiga adega, bem no centro desta paisagem imperdível, e que atualmente produz o seu vinho neste espaço onde o tempo parece ter congelado. Aqui, ficaremos a conhecer as várias etapas do trabalho agrícola associado à produção de vinho, e somos convidados a degustar estes néctares cheios de história, num espaço aprazível com uma vista incrível para as vinhas da Graciosa.