A Terceira é a ilha dos miradouros e das vistas deslumbrantes, com inúmeros locais por descobrir, com inegável valor cultural e patrimonial, e um sem fim de opções para se deixar maravilhar com a beleza das paisagens naturais.
Este percurso começa no Miradouro do Facho, ponto privilegiado para observar o Graben das Lajes, uma das principais estruturas tectónicas da Ilha, caracterizada por um relevo em degraus, escarpas de falha e patamares aplanados abatidos, onde ficam a vila das Lajes e a cidade da Praia da Vitória. Aqui, recordamos os fortes e destrutivos sismos de 1614 e 1841, que devastaram a Praia da Vitória e que são testemunhos da atividade sísmica associada a esta estrutura e aos seus prolongamentos no mar.
Seguimos para o Miradouro da Serra do Cume, com paragem para apreciar uma das vistas mais deslumbrantes da Ilha. Deste local, podemos observar a extensa planície que resultou dos centros eruptivos vizinhos e que, hoje, se encontra dominada pelo verde das pastagens e pelos típicos “cerrados” divididos por muros de pedra vulcânica. Nesta planície, na “manta de retalhos” que caracteriza a paisagem, destaca-se ainda a presença de cerca de uma dúzia de pequenos cones vulcânicos, bem como a vista para alguns dos geossítios mais marcantes da Ilha: o ilhéu das Cabras, as encostas da Caldeira Guilherme Moniz, o Pico Alto e o Graben das Lajes.
O próximo ponto de visita é o Museu Vulcanoespeleológico, espaço que alberga a coleção reunida, durante décadas, pela Associação Espeleológica “Os Montanheiros”: materiais de estruturas diversas, resultantes da génese vulcânica das ilhas dos Açores; a representação em maqueta 3D de seis das nove ilhas açorianas; uma coleção de barros da Terceira; fósseis; um extenso conjunto de fotografias de paisagens das ilhas; e a representação das áreas protegidas existentes no Arquipélago. É um espaço adaptado a todas as idades, num conceito de “gabinete de curiosidades”.
Sugerimos terminar com um piquenique ou um passeio pelo Monte Brasil,
o maior cone de tufos dos Açores, cuja cratera está rodeada por quatro elevações: os Picos das Cruzinhas, do Facho, da Vigia da Baleia e do Zimbreiro. Constitui um ótimo miradouro para a cidade de Angra do Heroísmo, toda a zona sul da Terceira e para as ilhas vizinhas. Este é o local ideal para caminhar, em família ou em grupo, desfrutando da natureza e das magníficas vistas. Aqui, poderá encontrar algumas espécies animais, como papagaios exóticos ou veados.