A faina baleeira em Santa Maria

Santo Espírito e Ponta do Castelo

Rota da Baleação

INÍCIO
/
Rotas
/
Rota da Baleação

Santa Maria

Santo Espírito e Ponta do Castelo

Duração

1/2 dia

Distância total

7 km

Dificuldade

Difícil

ITINERÁRIO

RBA01SMA

Compreender a importância da indústria baleeira na ilha de Santa Maria exige uma visita ao seu principal polo, que foi estabelecido na Ponta do Castelo, ancoradouro na parte sudeste da Ilha, onde os cachalotes passavam em abundância.

Começamos pelo Museu de Santa Maria, um ponto de visita incontornável para quem queira fazer uma viagem ao passado e experienciar como seria viver numa casa tradicional, na medida em que este espaço preserva ainda grande parte da sua traça típica. No seu interior, por entre núcleos e objetos diversos, o visitante é contextualizado sobre os vários ofícios, hábitos e atividades económicas tradicionais da Ilha.

De seguida, visitamos a Estação Baleeira da Ponta do Castelo, o complexo baleeiro mais isolado dos Açores, cujo acesso é feito por um trilho pedestre ao longo de uma falésia. Descemos até ao porto e, neste lugar mágico, podemos imaginar a azáfama vivida noutros tempos. Apesar das marcas do tempo, encontramos inúmeros vestígios de infraestruturas que comprovam a importância que este complexo baleeiro teve outrora: os dormitórios do Castelo, a antiga casa dos botes, a nova casa dos botes e armazém/escritórios, a rampa de alagem, a plataforma de desmancho e a antiga casa de caldeiros.

Disponibilidade

Programa disponível de terça-feira a domingo, com marcação prévia

Formato

Guided

Idade

Maiores de 12 anos

Forma de locomoção recomendada

A pé e de carro

AGENTES CERTIFICADOS

Sem agentes disponíveis

GALERIA DE FOTOS

Scroll to Top