São Jorge

Velas, Santo Amaro, Fajã do Ouvidor, Urzelina e Manadas

São Jorge

Velas, Santo Amaro, Fajã do Ouvidor, Urzelina e Manadas

Duração

Dia inteiro (8 horas)

Distância total

45 km

Dificuldade

Médio

ITINERÁRIO

RVU01SJO

A ilha de São Jorge, marcada pela extensa cordilheira vulcânica constituída por 350 cones e pelas suas famosas fajãs, é, sem dúvida, a ilha para os amantes da natureza, para os aventureiros das caminhadas entre o azul do mar e a vasta flora, marcada por um encanto verdejante ímpar.

A visita começa no Miradouro do Canavial, entre o Morro Grande de Velas e o Morro de Lemos, ambos originados por erupções submarinas de natureza basáltica, com diferentes idades e estados evolutivos. Este local de paragem obrigatória é uma das geopaisagens jorgenses mais conhecidas.

Seguimos até às Caldeirinhas, visíveis ao longo da cordilheira vulcânica central da ilha, que marca todo o relevo e a paisagem jorgense. Ao longo de um pequeno percurso pedestre somos surpreendidos pela riqueza da flora envolvente, rodeados de várias espécies endémicas dos Açores, que aqui permanecem em estado selvagem.

A Fajã do Ouvidor, associada a escoadas emitidas do Pico Areeiro, é conhecida pela sua zona balnear, marcada por inúmeras poças e piscinas naturais de entre as quais se destaca a Poça Simão Dias. Mergulhamos nas suas águas translucidas e apreciamos as curiosas disjunções prismáticas nas suas arribas, que parecem ter sido esculpidas “à mão”.

Depois de almoço, visitamos o Ecomuseu e Casa do Parque da Ilha de São Jorge, espaço fundamental para conhecer a ilha, onde o visitante poderá recolher diversas informações sobre as áreas do Parque Natural, biodiversidade, geologia e património edificado, material e imaterial desta ilha singular.

Seguimos até à Urzelina, zona marcada pela erupção de 1808. Esta atividade explosiva foi responsável pela abundante queda de cinzas sobre a Urzelina e Manadas e cujas escoadas lávicas basálticas destruíram várias casas e a Igreja da Urzelina, da qual resta uma torre sineira, que se ergue como testemunho silencioso daquela erupção e da vivência açoriana, marcada pelos ritmos da sua origem vulcanológica.

 

Por último, visitamos a freguesia das Manadas e deixamo-nos surpreender pela riqueza da Igreja de Santa Bárbara, que, segundo a tradição oral, foi erguida em honra desta Santa Mártir, por ter sido encontrada nesta baía, pelos primeiros povoadores, uma pequena caixa de madeira com uma imagem de Santa Bárbara no seu interior. De visita obrigatória!

Disponibilidade

Terça-feira a sábado, com marcação prévia

Formato

Guided

Idade

Todas as idades

Forma de locomoção recomendada

trekking

VERSÃO PDF

Print Friendly, PDF & Email

AGENTES CERTIFICADOS

Land Tours

Site: www.landtours.pt
Email: [email protected]
Telefone: +351 919 821 513

Esta atividade permite partilhar, com os participantes, parte da história da ilha, desde a sua formação, às alterações provocadas ao longo dos anos até aos nossos dias. Com início pelas 09:30, o período da manhã será para dar a conhecer importantes formações geológicas da ilha, com algumas visitas, das quais de destacam as Caldeirinhas, o Montoso e a Poça Simão Dias, na Fajã do Ouvidor. Nesta, será possível dar um mergulho, com máscara e barbatanas (fornecidas por nós). Segue-se almoço num restaurante local. A tarde será completada com uma visita ao Ecomuseu e Casa do Parque da Ilha de São Jorge e visita à freguesia da Urzelina e Manadas para conhecimento de testemunhos, das erupções vulcânicas e crises sísmicas, que afetaram a ilha.

Ler mais

Programa em regime: Ambos
Tipo de Programa:
 Guided
Forma de locomoção: De carro e a pé
Duração: 8h00
Ponto de Partida: Velas
Idiomas falados: Português e Inglês 
Capacidade mínima: 2
Capacidade máxima: 16
Idades recomendadas: Dos 6 aos 100
Recomendações ao cliente: Roupa e sapatos confortáveis, chapéu de sol, corta vento e garrafa de água.
Serviços incluídos e serviços adicionais: Entrada nos locais, transporte, seguro, acompanhamento por guia, almoço, águas.
Acessibilidades: Não acessível
Antecedência mínima de reserva:
24 horas
Meios de pagamento: Dinheiro, Cartão de Crédito e MB WAY
Época: Todo o ano
Preço (IVA incluído): 120,00€/pax
Política de desconto: Preços para grupos sob consulta
Política de cancelamento: Reembolso total para cancelamentos a mais de 30 dias da actividade. Nos 30 dias anteriores, mediante justificação, se aceite, poderá ser devolvida a totalidade paga. Não há direito a devolução para cancelamentos nas últimas 24 horas ou no-show.
Link para o itinerário no site da empresa: https://www.landtours.pt/produto/rota-dos-vulcoes-1-dia/

Mais detalhes

GALERIA DE FOTOS

TESTEMUNHO

Deixe a sua opinião e ajude-nos a melhorar

Siga-nos

nas redes sociais
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500      [email protected]

footerLogos
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500
   [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

X
Skip to content