Graciosa

Praia, Pedras Brancas e Carapacho

Graciosa

Praia, Pedras Brancas e Carapacho

Duração

Dia inteiro (8 horas)

Distância total

23 km

Dificuldade

Médio

ITINERÁRIO

RVU01GRA

A Graciosa, a segunda mais pequena do arquipélago, é uma ilha cheia de recantos incríveis por descobrir, permitindo ao visitante usufruir de belíssimas paisagens e experienciar o seu encanto muito particular, sem pressas.

A nossa visita começa pela Caldeirinha de Pêro Botelho, com uma paragem no miradouro para desfrutar de diversas perspetivas desta cratera e contemplar a paisagem envolvente. É possível ainda realizar um pequeno percurso pedestre à volta desta caldeira.

Seguimos até à Baía da Folga, onde podemos observar um depósito piroclástico submarino, associado à atividade que caracterizou as fases mais primitivas de edificação do Vulcão da Caldeira, quando este emergiu do oceano.

Entre a Ponta da Arrochela e a praia de areia da Vila da Praia, podemos observar uma ponta saliente, relativamente à linha de costa adjacente, formada pelas espessas escoadas lávicas emitidas pelo Pico Timão. Na Arrochela, devido à sua posição estratégica, foi construído um farol, com o objetivo de defender este ancoradouro dos ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região.

Depois do almoço, visitamos dois dos ex-líbris da Graciosa, geograficamente muito próximos: a Furna do Abel e a Gruta da Maria Encantada. O primeiro, com cerca de 96,3m de comprimento, um dos maiores tubos de lava inventariados na ilha, é conhecido como Furna de Lavar, pois antigamente a população ia até ao seu interior para utilizar a fonte natural de água como lavadouro. A Gruta da Maria Encantada, com cerca de 56,5m de comprimento, situa-se na cumeada da Caldeira da Graciosa e foi curiosamente originada pelo transbordo da lava sobre o bordo desta cratera.

De seguida, visitamos o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, um espaço de visita obrigatória para quem deseja compreender melhor os processos vulcânicos que deram origem à Furna, à Caldeira e também à ilha Graciosa. Descemos até ao interior da Terra, para visitar a Furna do Enxofre, com um teto de abóbada perfeita, no interior da qual podemos ver uma lagoa de água fria e um campo fumarólico, exemplar significativo do vulcanismo secundário na Graciosa.

Terminamos o dia na Ponta do Carapacho, onde temos a possibilidade de escolher ou combinar um mergulho nas águas límpidas e frescas do mar com uma experiência termal ímpar, nas águas terapêuticas das Termas do Carapacho. Um final imperdível!

Disponibilidade

Terça-feira a sábado, com marcação prévia

Formato

Guided

Idade

Todas as idades

Forma de locomoção recomendada

trekking

VERSÃO PDF

Print Friendly, PDF & Email

Recursos

a não perder

Não deixe de visitar:

• Moinhos típicos (zona da Praia)
• Prove as famosas queijadas da Graciosa

GALERIA DE FOTOS

TESTEMUNHO

Deixe a sua opinião e ajude-nos a melhorar

Siga-nos

nas redes sociais
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500      [email protected]

footerLogos
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500
   [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

X
Skip to content