Terceira

Praia da Vitória e Angra do Heroísmo

Terceira

Praia da Vitória e Angra do Heroísmo

Duração

Meio dia (4 horas)

Distância total

30,8 km

Dificuldade

Médio

ITINERÁRIO

RVU02TER

A Terceira é a ilha dos miradouros e das vistas deslumbrantes, com inúmeros locais por descobrir, com inegável valor cultural e patrimonial, e um sem fim de opções para se deixar maravilhar com a beleza das paisagens naturais.

Este percurso começa no Miradouro do Facho, ponto privilegiado para observar o Graben das Lajes, uma das principais estruturas tectónicas da ilha, caracterizada por um relevo em degraus, escarpas de falha e patamares aplanados abatidos, onde fica a Vila das Lajes e a cidade da Praia da Vitória. Aqui recordamos os fortes e destrutivos sismos dos anos de 1614 e 1841, que devastaram a cidade da Praia da Vitória e que são testemunhos da atividades sísmica associada a esta estrutura e aos seus prolongamentos no mar.

Seguimos para o Miradouro da Serra do Cume, com paragem para apreciar uma das vistas mais deslumbrantes da ilha. Deste local, podemos observar a extensa planície que resultou dos centros eruptivos vizinhos e que hoje se encontra dominada pelo verde das pastagens e os típicos cerrados divididos por muros de pedra vulcânica. Nesta planície, na “manta de retalhos” que caracteriza a paisagem, destaca-se ainda a presença de cerca de uma dúzia de pequenos cones vulcânicos, com vista para alguns dos geossítios mais marcantes da ilha: o Ilhéu das Cabras, as encostas do Vulcão Guilherme Moniz, o Pico Alto e o Graben das Lajes.

O próximo ponto de visita é o Museu Vulcanoespeleológico, espaço que alberga a coleção reunida, durante décadas, pela Associação Espeleológica “Os Montanheiros”: materiais de estruturas diversas, resultantes da génese vulcânica das ilhas dos Açores; a representação, em maqueta 3D, de seis das nove ilhas açorianas; uma coleção de barros da Terceira; fósseis; um extenso conjunto de fotografias de paisagens das ilhas; e a representação das áreas protegidas existentes no arquipélago. Um espaço adaptado a todas as idades, num conceito de “gabinete de curiosidades”!

Sugerimos terminar com um piquenique ou um passeio pelo Monte Brasil, o maior cone de tufos dos Açores, cuja cratera está rodeada por quatro elevações: os Picos das Cruzinhas, do Facho, da Vigia da Baleia e do Zimbroeiro. Constitui um ótimo miradouro para a cidade de Angra do Heroísmo, toda a zona Sul da Terceira e para as ilhas vizinhas. Este é o local ideal para caminhar, em família ou em grupo, desfrutando da natureza e das magníficas vistas. Com sorte, poderá encontrar algumas espécies, como papagaios exóticos ou veados.

Disponibilidade

Segunda a sexta-feira

Formato

Guided

Idade

Todas as idades

Forma de locomoção recomendada

trekking

VERSÃO PDF

Print Friendly, PDF & Email

Recursos

a não perder

Não deixe de visitar:

• As "catacumbas" da Igreja da Misericórdia, Angra do Heroísmo

GALERIA DE FOTOS

TESTEMUNHO

Deixe a sua opinião e ajude-nos a melhorar

Siga-nos

nas redes sociais
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500      [email protected]

footerLogos
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500
   [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

X
Skip to content