Pico

Lajido de Santa Luzia + 3 opções

Pico

Lajido de Santa Luzia e Cais do Pico

Duração

1 dia

Distância total

Variável

Dificuldade

Fácil

ITINERÁRIO

RVI01PIC

Haverá melhor forma de compreender e experienciar a produção vinícola do Pico do que começar por visitar o Lajido de Santa luzia? Numa das zonas mais icónicas da ilha, iniciamos com a visita ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, espaço expositivo integrado numa antiga adega, localizada bem no centro de um conjunto de pequenas habitações negras que souberam manter o seu traçado tradicional. A visita permitirá contextualizar o visitante sobre a história e a produção do vinho na ilha.

Mergulhamos de seguida na Paisagem Vitivinícola do Lajido, onde, para além da paisagem marcada pelos vários quilómetros de curraletas em basalto construídas com o intuito de proteger as vinhas do rossio do mar, iremos encontrar vários vestígios associados à produção artesanal deste vinho tão especial.

À beira mar, podemos ainda encontrar um antigo Poço de Maré, construído numa zona onde este tipo de construção era particularmente necessária, permitindo o acesso da população à água, dada a inexistência de fontes, nascentes ou ribeiras nas proximidades.

Continuamos pela zona costeira, seguindo o trilho pedestre das “Rilheiras”, curiosas linhas marcadas na escoada lávica, as quais comprovam a passagem, no passado, de inúmeros carros de bois, com grandes carregamentos, inclusive, pipas de vinho.

Ainda no Lajido, paragem obrigatória no antigo Forno dos Frades, construção em ruínas, mas cuja imponência comprova a importância deste forno na produção da aguardente, outro dos produtos provenientes da cultura vitivinícola da região.

Da parte da tarde, sugerimos uma das seguintes experiências:

• Visita à Azores Wine Company, fundada em 2014 pelos sócios António Maçanita, Filipe Rocha e Insula Vinus, Lda. O dia terminará com a visita à adega para assistir ao processo atual de produção do famoso vinho do Pico e com um momento especial para prova de vinhos e experiências gastronómicas com produtos endógenos, numa combinação de sabores que promete surpreender todos.

• Visita à Adega A Buraca, local ideal para reviver a história do povo do Pico, com destaque para o período áureo do “Verdelho”, na freguesia de Santo António. Neste espaço, temos na oportunidade de conhecer hábitos e tradições dos picarotos, de apreciar e comprar o típico artesanato e de saborear vinhos e iguarias regionais.

• Degustação de vinhos na Adega Czar Winery, conduzida pelo produtor Fortunato Garcia que nos levará a perceber o que tem o vinho do Pico a ver com os Czares da Rússia, numa prova de vinhos únicos na adega onde são produzidos.

Formato

Guided

Pax

2 a 25 pessoas

Idade

Maiores de 18 anos

Forma de locomoção recomendada

a pé, de carro ou de bicicleta

VERSÃO PDF

Print Friendly, PDF & Email

GALERIA DE FOTOS

X
Skip to content