São Miguel

Furnas

Duração

Dia inteiro (8 horas)

Distância total

Variável

Dificuldade

Médio

ITINERÁRIO

RVU02SMI

Ninguém fica indiferente ao espetáculo natural que as Furnas da ilha de São Miguel oferecem ao visitante: caldeiras em ebulição, géisers de água fervente, fontes e nascentes termais e motivos sem fim para uma visita a um dos tesouros desta ilha! E como é viver com as fumarolas? Para os habitantes, é a coisa mais natural do mundo, cujas vantagens são superiores a todos os possíveis perigos.

O percurso começa precisamente no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, espaço ideal para compreender a história e a evolução do Vulcão das Furnas e sensibilizar o visitante para a importância da salvaguarda da geodiversidade, da biodiversidade e, claro, da cultura local.

Continuamos o percurso para conhecer a Caldeira do Vulcão das Furnas, um grande edifício vulcânico, formado por numerosas erupções, ao longo dos últimos 800 mil anos. Esta caldeira engloba uma importante geodiversidade, destacando-se: a Lagoa das Furnas, local de grande riqueza de fauna e flora, os diversos pequenos vulcões, os campos fumarólicos e uma grande variedade de nascentes de águas. Este é o geossítio açoriano terrestre de maior relevância internacional e conhecido pelo seu significativo valor científico, pedagógico e turístico.

Seguimos até ao Campo Fumarólico das Furnas, uma área que se destaca pela concentração de nascentes termais e diversas manifestações geotérmicas. Este é o local ideal para compreender a forma audaz como os antepassados souberam aproveitar os fenómenos vulcanológicos a seu favor. Aqui, os visitantes podem contactar com as diversas manifestações geoculturais seculares, fortemente enraizadas na população e atualmente transmitidas a visitantes e turistas: é o caso do “Cozido das Furnas” (feito no solo quente do vulcão), os banhos termais em poças ou piscinas, o uso de lamas vulcânicas em tratamentos diversos e a utilização de águas com diferentes características mineromedicinais, incluindo as conhecidas “águas azedas”. Não se esqueça de reservar o seu “Cozido das Furnas” num dos vários restaurantes locais.

Depois de almoço, sugerimos uma das opções:
• Visite o Observatório Microbiano dos Açores, antiga Casa de Banhos Termais, e fique a conhecer os seres vivos microbianos do Planeta Terra, com destaque para a biodiversidade microbiana existente nas nascentes termais e nas cavidades vulcânicas dos Açores. Acompanhado por um especialista do OMIC, aprenda mais sobre os geofenómenos e a cultura local, num percurso científico-cultural que o deixará maravilhado com a riqueza das Furnas. Terá ainda a oportunidade de degustar alguns dos produtos locais, confecionados aqui, bem no coração das Furnas. Termine o dia no Parque Terra Nostra, construído no século XVIII/XIX, mergulhe na piscina geotermal a rondar os 40º e visite o magnífico jardim botânico, repleto de espécies exóticas, vindas de todas as partes do mundo. Deixe-se apaixonar…
• Conheça o Parque Grená, construído na década de 50 por um antigo cônsul inglês que se apaixonou pela ilha. Percorra os vários trilhos pedestres que o parque oferece e surpreenda-se pelo espetáculo da natureza, com recantos verdejantes surpreendentes.

Termine o dia na famosa Poça da Dona Beija, uma referência não só como espaço de lazer e relaxamento, mas também, devido às propriedades terapêuticas das suas águas termais e tratamentos com pedras vulcânicas. Uma forma inesquecível de terminar o dia!

Disponibilidade

Segunda a sexta-feira, com marcação prévia

Formato

Guided

Idade

Maiores de 6 anos

Forma de locomoção recomendada

trekking

VERSÃO PDF

Print Friendly, PDF & Email

AGENTES CERTIFICADOS

Tecforwork Unipessoal Lda

Site: https://www.t4w.pt
Email: [email protected]
Telefone: +351 963 546 528

__________________________________

Ler mais

Programa em regime: Partilhado
Tipo de Programa:
 Guided
Duração: dia inteiro
Ponto de Partida: Hotéis e alojamentos em Ponta Delgada ou cidades imediatamente
Idiomas falados: Português e Inglês 
Capacidade mínima: 2
Capacidade máxima: 6
Idades recomendadas: Todas as idades
Recomendado para famílias: Sim
Recomendações ao cliente: Roupa e calçado confortável
Serviços incluídos e serviços adicionais: Transporte, seguro, acompanhamento por guia de parque natural, almoço e entradas
Acessibilidades: Parcialmente acessível
Antecedência mínima de reserva:
48 horas
Meios de pagamento: Transferência bancária, dinheiro, Paypal, SUMUP, Stripe
Época: Todo o ano
Preço (IVA incluído): 92,00€ / pax
Política de cancelamento: cancelamento até 24h reembolsável

Mais detalhes

GALERIA DE FOTOS

TESTEMUNHO

Deixe a sua opinião e ajude-nos a melhorar

Siga-nos

nas redes sociais
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500      [email protected]

footerLogos
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500
   [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

X
Skip to content