Flores

Santa Cruz das Flores, Lajes das Flores e Mosteiro

Ilha

Santa Cruz das Flores, Lajes das Flores e Mosteiro

Duração

Meio dia (4 horas)

Distância total

26 km

Dificuldade

Médio

ITINERÁRIO

RVU02FLO

A ilha das Flores, embora de dimensões reduzidas quando comparada com outras ilhas do arquipélago, concentra um conjunto de interessantes geossítios que podem ser facilmente apreciados dos inúmeros miradouros que esta apresenta. Compreender a origem desta ilha, retirada de um livro de contos de fadas, exige um olhar atento sobre a sua morfologia e as múltiplas lagoas que alimentam e embelezam a paisagem.

O percurso começa no Miradouro do Pico da Casinha, local do qual se pode apreciar um dos geossítios mais marcantes da ilha das Flores: o Pico da Sé. Este domo traquítico está encaixado entre os vales da Ribeira da Badanela e da Ribeira da Fazenda de Santa Cruz, dois dos mais importantes cursos de água desta ilha. Esta estrutura vulcânica forma-se quando a lava é viscosa e, tendo dificuldade em fluir, acumula-se diretamente sobre a conduta ou a abertura emissora, dando origem a uma forma de relevo elevada e de vertentes muito inclinadas.

Seguimos até ao Miradouro da Lagoa da Lomba, a mais distante das restantes caldeiras das Flores, a 500 metros de altitude, e também a mais pequena. O acesso às suas margens é relativamente fácil e, em dias de céu limpo, facilmente se consegue que uma fotografia pareça um postal de visita. Facilmente o visitante se sente tentado a procurar outra das lagoas da ilha, e ficará surpreendido ao descobrir que a Lagoa Funda e a Lagoa Rasa se encontram lado a lado, visíveis de um mesmo miradouro. Localizadas no setor sul do Planalto Central, estão associadas a erupções hidro magmáticas, ou seja, erupções em que o magma ao ascender contacta com água, dando origem a uma atividade explosiva. Em ambas as depressões existem lagoas que, apesar da sua proximidade, se encontram a cotas diferentes (de 360 m no caso da lagoa da Caldeira Funda e de 530 m no caso da lagoa da Caldeira Rasa). Esta é, sem dúvida uma das mais belas e exuberantes geopaisagens dos Açores.

Apesar da beleza das suas lagoas, as Flores surpreendem igualmente qualquer visitante, com uma simples paragem no Filão dos Frades. Esta muralha rochosa, que se ergue abruptamente face à região envolvente, constitui uma estrutura subvulcânica de grande interesse, que resulta de fenómenos de erosão a ritmos distintos.

Mas não ficamos por aqui e sugerimos terminar com uma paragem na famosa Rocha dos Bordões, um dos ex-líbris da ilha das Flores. Apresenta-se segundo enormes colunas rochosas, que lembram bordões feitos de pedra, e corresponde a uma disjunção prismática, associada ao arrefecimento de uma escoada lávica. Com cerca de 20 m de altura, este geossítio surpreende não só pela imponência, mas também pelo estado de conservação, tendo em conta a idade da escoada lávica que a originou, de aproximadamente 570.000 anos. A não perder!

Disponibilidade

Todos os dias

Formato

Guided

Idade

Todas as idades

Forma de locomoção recomendada

trekking

VERSÃO PDF

Print Friendly, PDF & Email

AGENTES CERTIFICADOS

Experience OC

Site: https://www.experienceoc.pt
Email: [email protected]
Telefone:
+351 913 576 465

O nosso passeio tem como primeira paragem o miradouro do Pico da Casinha. Daqui a vista é verdadeiramente brutal, onde para além de vislumbrar o Pico da Sé, consegue observar inúmeras formações vulcânicas espalhadas por praticamente todo o espaço.
De seguida seguimos até à Caldeira mais próxima, a da Lomba. Depois de se maravilhar com a beleza desta, tem logo de seguida a oportunidade de parar por duas ocasiões para admirar as Caldeiras Funda e Rasa. Destas paragens já se vislumbra a nossa próxima paragem, o Filão dos Frades, verdadeiramente imponente. Para terminar o nosso passeio paramos em um dos locais mais icónicos da ilha das Flores, a Rocha dos Bordões. O nosso passeio tem como primeira paragem o miradouro do Pico da Casinha. Daqui a vista é verdadeiramente brutal, onde para além de vislumbrar o Pico da Sé, consegue observar inúmeras formações vulcânicas espalhadas por praticamente todo o espaço.
De seguida seguimos até à Caldeira mais próxima, a da Lomba. Depois de se maravilhar com a beleza desta, tem logo de seguida a oportunidade de parar por duas ocasiões para admirar as Caldeiras Funda e Rasa. Destas paragens já se vislumbra a nossa próxima paragem, o Filão dos Frades, verdadeiramente imponente. Para terminar o nosso passeio paramos em um dos locais mais icónicos da ilha das Flores, a Rocha dos Bordões.

Ler mais

Programa em regime: Privado
Tipo de Programa:
 Guided
Forma de locomoção: De carro e a pé
Duração: 4h00
Ponto de Partida: Alojamento a indicar pelo cliente
Idiomas falados: Português e Inglês 
Capacidade mínima: 2
Capacidade máxima: 8
Idades recomendadas: Todas as idades
Recomendações ao cliente: Roupa e sapatos confortáveis, chapéu de sol, corta vento e garrafa de água.
Serviços incluídos e serviços adicionais: Entradas nos locais, Seguro de Acidentes Pessoais, acompanhamento por guia da Experience OC e Almoço em regime de self service c/ bebida e café incluídos
Acessibilidades: Não acessível
Antecedência mínima de reserva:
48 horas
Allotments: Disponível todos os dias das 09h00 às 13h00
Meios de pagamento: Dinheiro, Cartão de Crédito e MB WAY
Época: Todo o ano
Preço (IVA incluído): 35,00€ / pax
Política de desconto: 10% de desconto a partir de 4 participantes
Política de cancelamento: Se os clientes desistirem ao algum dos seus acompanhantes desistirem do programa:
– até 2 dias antes da realização do programa a cobrança será de 100%
– até 6 dias antes da realização do programa a cobrança será de 50%
– até 7 dias antes da realização do programa não existira qualquer penalização

Mais detalhes

GALERIA DE FOTOS

TESTEMUNHO

Deixe a sua opinião e ajude-nos a melhorar

Siga-nos

nas redes sociais
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500      [email protected]

footerLogos
  • Informações

  (+351) 295 404 800
  [email protected]

Direção Regional do Turismo
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

  Rua Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial – Açores
  (+351) 292 200 500
   [email protected]

© 2022 Presidência do Governo dos Açores
Desenvolvido por Azoreslab – Marketing Agency

X
Skip to content